segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"A CONSCIÊNCIA VOCAL AO ALCANCE DE TODOS"

DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DO PAI DA NOSSA GIOVANNA ANTONELLI:

INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAR DO EVENTO "A CONSCIÊNCIA VOCAL, EMAIL: conscienciavocal@gmail.com - STUDIO HILTON PRADO - "O CANTO AO ALCANCE DE TODOS" Quando lidamos com algo abstrato, somos levados a muitas invenções e experimentações, por vez
es baseadas em experiências próprias (que deram certo) e outras vezes, fazendo um paralelo com outros resultados de outras pessoas (que também podem ter dado certo) e que acabaram se agregando às nossas próprias experiências.
A meu ver, a grande maioria das coisas se desenvolveu a partir do puro acaso, pois, até então, não existia muitas referências que pudessem ser espelhadas e a partir de então, desenvolvê-las.
O estudo de canto não fugiu à regra, pois, a princípio tudo era (e até hoje, com algumas exceções, continua sendo) desenvolvido de forma empírica, de experiências como foi relatado anteriormente, que davam certas e que se transformavam em "técnicas" sem fundamento acadêmico ou médico-científico.
A meu ver, a fonoaudiólogia, terá que absorver coadjuvada pela evolução tecnológica medico-cientifica, as experiências empíricas de mais de quatro séculos que o professor de canto pode vivenciar e participar, colhendo informações de momentos históricos das grandes vozes, os problemas inerentes, e como foram superados.
Experiências que jamais poderão ser analisadas à luz da ciência.
Com muitos mortos e feridos pelo caminho, como aconteceu no desenvolvimento baseado em pesquisas "empíricas" nesses quatro últimos séculos, pelo professor de canto, com toda certeza, a fonoaudióloga, se tornará o caminho natural do ensino vocal no canto.
O ser humano por necessidade de se proteger e evoluir, fora obrigado a desenvolver e aguçar cada vez mais sua curiosidade a ponto de promover de um simples gemido extraído de seu esfíncter glótico (laringe), a constituição de um pseudo-aparelho fonador, algo que não estava no contexto anatômico e fisiológico.
Conquista, sem duvida, que o conduziu ao topo da cadeia animal -- pela descoberta, mecanização e utilização de seu som laríngeo que, conseqüentemente, o ampliou para o domínio da comunicação verbal.
Sem esse "acaso" estaríamos ainda com as comunicações dos tempos das cavernas aos urros e grunhidos e, com toda certeza, talvez, conseguindo nos comunicar a contento.
Porém, outro fato correlato que o ajudou nessas conquistas, que o impulsionou, indubitavelmente, a princípio também meio inconsciente, foi o ato de copiar, imitar os sons, extensivo a tudo que estava ao seu redor. Ainda referente a imitação pode-se conjeturar, que em um momento da historia, no intuito de se defender de seu opositor, que urrava violentamente, ele apelou com todas as forças de seus pulmões e seus esfíncteres (glótico e esofágico), e produziu um som que superou o urro do seu oponente. Dando-lhe a falsa idéia que possuía uma "arma" para se defender, porém, em sua grande maioria das vezes, ele era devorado! Contudo, restou que reputo o achado mais importante -- a cópia a imitação, que me levou a crer, a precursora de todas as coisas boas e ruins que o ser humano produz e produziu em sua existência.
Com esse pequeno intróito, dada a importância que ele representou para a nossa evolução é que desejo compartilhar também minhas experiências e conclusões assimiladas, participando das mais variadas áreas de atividades artísticas, que me foram presenteadas até este momento (que espero continuar a exercê-las até o final de minha existência).
Desejando que vocês participem dessas experiências e façam a partir delas sua própria descoberta, superando-as, tornando-as cada vez mais acessíveis ao entendimento de seu público objetivo. Lembrando que esses encontros são gratuitos e ainda teremos mais segundas feiras. Ate lá. Estarei esperando por vocês.

De: Hilton Prado Antonelli




Sem comentários:

Enviar um comentário